Sponge cake sem glúten na revista Pense Leve


Dando sequência na postagem anterior, seguimos com a segunda receita de bolo publicada na revista Pense Leve, que completou 27 anos. Em 4 lindas e coloridíssimas páginas, estão duas receitas desenvolvidas para quem tem restrições alimentares: um bolo de coco vegano e um sponge cake sem glúten de frutas frescas que você vai aprender a fazer com a receita abaixo:

Ingredientes da massa

3 xíc. (chá) de farinha de amêndoas 1 e ½ xíc. (chá) de açúcar 8 ovos

Ingredientes do creme pâtissiér

8 gemas 1 xíc. (chá) de açúcar ½ xíc. (chá) de amido de milho 1 litro de leite integral 1 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento Frutas da estação 2 pratos de frutas da estação sem casca e fatiadas finamente (manga, kiwi, uvas, morango, goiaba, figo etc.) 1 prato de frutas para decoração (figos, uvas, physalis, morangos, mirtilos etc.)

Modo de fazer

Massa: preaqueça o forno em temperatura média. Em uma batedeira, leve para bater os ovos com o açúcar, até ficar firme. Desligue a batedeira, despeje a farinha aos poucos sobre o creme e, com a ajuda de uma colher, vá mexendo delicadamente de baixo para cima, até ficar uniforme. Forre duas formas de 25 cm de diâmetro com papel-manteiga culinário, deixando o papel subir um pouco além da borda. Despeje 2/3 da massa em uma forma, e o restante na outra. Leve para assar em forno médio preaquecido por cerca de 30 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e espere esfriar. Desenforme os bolos, corte o mais alto ao meio, separando-o em dois discos. Certifique-se que os três discos de massa ficaram com alturas semelhantes.

Creme pâtissièr: bata as gemas peneiradas com o açúcar, até obter um creme fofo e reserve. Junte o amido de milho ao leite e mexa muito bem. Acrescente as sementes de baunilha, raspando a parte interna da fava. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não empelotar. Adicione bem lentamente o creme de ovos ao leite, mexendo sem parar, até engrossar. Deixe esfriar com um papel-filme grudado em cima do creme, para não formar película.

Montagem: em um prato redondo para sobremesas, de 30 cm ou mais, coloque um dos discos de massa. Cubra esse disco com o creme e, em seguida, com 1/3 das frutas fatiadas. Passe mais um pouco do creme em outro disco e coloque-o com a face do creme por cima das frutas. Aperte levemente com as mãos. Repita o mesmo processo para a segunda camada de recheio e de massa. Cubra com o restante do creme e das frutas fatiadas. Se puder, antes de levar para gelar, fixe fitas de papelão ao redor do bolo, para que ele fique bem firme e tire-as delicadamente antes de servir. Leve para gelar por pelo menos 4 horas, coberto com papel-alumínio. Decore o topo do bolo e ao redor com as physalis, mirtilos, morangos inteiros, minicachos de uvas e metades ou quartos de figos.

Truque esperto da chef Rita Atrib: “Pense sempre em obter um lindo colorido com as frutas,evitando repetir cores. Não use frutas que escurecem ou soltem muita água, como carambola, ameixas,abacaxi, melão e melancia. Este bolo deve ser feito preferencialmente no dia,mas, se não puder, deixe pelo menos para colocar as frutas da cobertura no dia,senão a aparência e a consistência podem se modificar”,

Aprenda também a fazer o bolo de coco vegano clicando aqui

Só receitas
Últimas notícias
Arquivo
Tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Petit Comité Rotisserie


R. Gaivota, 763

Moema – São Paulo - SP - Brasil

Tel. 11 2359-0771

 

Horário de funcionamento:

(delivery e take-and-go)

Segunda: 12 às 16h
Terça a sexta : 11h às 17h

Sábado: 10h às 16h

Feriado: 10h às 14h

(fecha domingo)

estacionamento no local

 

WhatsApp: 11 95477-3233


pedidos@petitcomite.com.br

  • Facebook Basic Square

Buffet Petit Comité

 

Tels. 11 5584-9879 / 11 5072-7254

 

 

atendimento@petitcomite.com.br

  • Facebook Basic Square

Fale conosco