Sabia que o Filé à Parmegiana é um prato brasileiro?


E mais precisamente um prato paulistano, meu?


Embora a parmegiana - que deriva do italiano parmigiana - significa quem ou o que vem de Parma, provavelmente ele veio da Mooca. Pois é, a menção à Parma vem do parmesão, queijo utilizado na receita.


Na terra da bota, o mais próximo que será encontrado é o que conhecemos como bife à milanesa (cotoletta alla milanese), e a berinjela, essa sim à parmigiana (parmigiana di melanzane). Não se sabe ao certo se a nossa versão é uma fusão das duas ou uma evolução de um ou outro.


Historiadores apontam que, originalmente, o bife ou filé deve ser servido com espaguete ao sugo. Mas logo surgiram adaptações, variando com fetuccine ou linguini. E para miscigenar mais ainda, com arroz branco e batatas fritas.


E é claro que aqui na roti esse adorado clássico sempre dá pinta nas sugestões do dia, nas versões em carne bovina e frango, acompanhado de nossa palha caseira e arroz branquinho. Com sabor de casa da nonna!


Atente aos stories ou então já entre em nossa lista de transmissão do whatsapp para receber os menus e listas todos os dias pela manhã. Para falar conosco, é só clicar no linktree, aqui mesmo!

Só receitas
Últimas notícias
Arquivo
Tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square